Como resolver o ERRO 500?

A messagem Error 500 – Internal Server Error acontece por várias razões (permissões incorretas, quantidade de memória disponível insuficiente, etc). E descobrir onde está o problema que causa o erro 500 pode ser um caso sério.

Neste artigo vou explicar alguns dos passos que podes seguir para resolver os problemas mais frequentes que causam o famoso erro 500, na tua conta de alojamento web.

 

Soluções para o ERRO 500

Para tornar mais fácil as soluções foram numeradas.

Solução 1

Alguns sites que usam o WordPress (ou outro script PHP) às vezes pode precisar de mais memória e aí dá o erro 500. Tenta desativar alguns plugins ou cria o ficheiro php.ini que contém as configurações. Segue os passos seguintes:

1. Cria o ficheiro: php.ini
2.
No ficheiro adiciona o texto: memory = 20MB
3.
Guarda o ficheiro php.ini criado na pasta /wp-admin/ do teu site.

 

Solução 2

Se a solução 1 não resolveu o teu problema de erro 500 no teu site e a mensagem Error 500 Internal Server Error ainda continua a aparecer então pode ser que o ficheiro .htaccess esteja mal configurado. Começa por:

1. Renomear o nome do ficheiro .htaccess para outro nome qualquer.
2.
Verifica se já está a funcionar. Caso não esteja passa para a solução 3.

 

Solução 3

Por último se as outras soluções não resultaram então quase de certeza que as permissões dos ficheiros e pastas do teu site estão erradas. Normalmente acontece porque os ficheiros e/ou pastas têm permissões superiores a 755 (normalmente 777), o que pode por em causa o seu funcionamento e segurança do servidor. Aplica as seguintes permissões:

  • 755 para pastas
  • 644 para ficheiros

Estas soluções ajudaram-te a resolver o erro 500 na tua conta de alojamento web?